Federação das santas casas,
hospitais e entidades filantrópicas do
estado de santa catarina

Hospitais filantrópicos, a maior rede de assistência hospitalar de Santa Catarina!
 
   
 
16/02/2018 - Emenda Impositiva de R$ 30 milhões será entregue a hospitais filantrópicos de SC
Fonte: Saúde Catarinense
 
Erro ao carregar imagem As entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, juntamente com a secretaria de Estado da Saúde e a Bancada Catarinense, irão promover na próxima segunda-feira (19) na sede das entidades em Florianópolis, uma cerimônia para o recebimento da emenda coletiva no valor de 30 milhões de reais. O montante aportado para a rede de Saúde será destinado para o pagamento da folha dos funcionários de mais de 100 hospitais filantrópicos de SC.

O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, destaca o novo momento que as entidades hospitalares estão vivenciando: "Neste início de 2018, o recebimento dessa emenda coletiva destinada pelo Fórum Parlamentar Catarinense e com o compromisso do governador Eduardo Pinho Moreira, que tomará posse nesta sexta feira, o qual tem se manifestado em dar prioridade à área da Saúde, inclusive dando expediente na SES e indicando Acélio Casagrande como secretário da Saúde, esperamos que os filantrópicos finalmente saiam da UTI", enaltece.

O presidente da FEHOESC e da Confederação Nacional da Saúde, Tércio Kasten, ressalta a importância desse recurso para a filantropia no estado. "Como todas as emendas destinadas aos hospitais filantrópicos essa vem num momento importante para as unidades, que estão passando por graves problemas financeiros. Essa é, mais uma vez, uma demonstração de que a bancada catarinense em Brasília se interessa pela manutenção dos hospitais filantrópicos de SC, que são responsáveis por mais de 70% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS)," acentua.

Para o presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, essa emenda ameniza a crise existencial dos hospitais. "Essa emenda vem atenuar um grande problema na Saúde. Esse ganho só foi possível devido ao esforço das entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC e dos parlamentares apoiadores da causa. Ações como essa ajudam a manter os hospitais de portas abertas diante da defasagem da tabela de serviços do SUS, que não recebe reajuste há mais de 20 anos" ressalta.

O coordenador do Escritório de Projetos do Santé, Adriano Ribeiro, destaca os desafios enfrentados pelor setor. O montante aportado alcança módicos 20% do valor total, assim partimos para longas atividades de corpo a corpo com os parlamentares, demonstrando a real situação de fragilidade da saúde do nosso Estado, ecoando que a população necessita de saúde com qualidade", enfatiza.

Destaca-se que a defasagem dos valores pagos pelo Ministério da Saúde a hospitais que atendem 80% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 434% nos últimos seis anos, em comparação com a inflação oficial acumulada no período. Além disso, os Hospitais filantrópicos de SC não acessam os recursos do orçamento do estado como a arrecadação de impostos. Esses fatores fazem com que se busque formas alternativas de financiamento para o custeio das atividades.

As entidades trabalham para que os recursos alocados sejam direcionados à maior demanda de média e alta complexidade (MAC), resolvendo problemas específicos da Saúde.

   
 
« Voltar   
 

 

 

 


Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina
Av. Almirante Tamandaré, nº 94, Ed Coral Center – Sala 804 - Coqueiros – Florianópolis (SC) - CEP 88.080-160
                     
         
 


Arte Digital Fábrica de Sites Ltda (49) 3442 6009 Arte Digital Fábrica de Sites Ltda (49) 3442 6009