Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

AHESC-FEHOSC reúnem Grupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense para discutir PHC

As entidades AHESC-FEHOSC realizaram nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, uma reunião por videoconferência com o Grupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense para definir novos rumos de discussão, no que se refere aos impasses da nova Política Hospitalar de Santa Catarina. O objetivo da reunião foi definir metodologias para alinhar as dificuldades enfrentadas pelos hospitais, que desde outubro, com aprovação da PHC, buscam entendimento sobre a operacionalização da mesma.

Participaram da videoconferêcia, o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, a presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, o vice-presidente da AHESC, Maurício Souto-Maior, o secretário executivo AHESC-FEHOSC, Leonardo Augusto Fretta, o coordenador do GT-PHC e assessor jurídico da AHESC-FEHOSC, Dr. Paulo Henrique Góes, além de 13 membros do GT-PHC.

Diante dos questionamentos, as entidades AHESC-FEHOSC protocolaram dois ofícios direcionados à SES, sendo eles 193/2021 de 14 de dezembro, e 01/2022 de 14 de janeiro, elencando as preocupações e principais dúvidas que envolvem matriz de desempenho, OPME, judicialização, procedimentos clínicos ou cirúrgicos não padronizados em tabela SIGTAP, medicamentos e terapias não padronizados, cirurgias eletivas, metas, carências, renovação de contratos, custeio dos leitos de UTI COVID-19, entre outros.

Durante a videoconferência, o secretário executivo da AHESC-FEHOSC, Leonardo Augusto Fretta informou que a matriz de desempenho está finalizada para a maioria dos hospitais, segundo a SES, faltando apenas 7 unidades de gestão plena, devido a problemas com documentação. Além de 69 unidades não terem enviado nome de usuário e e-mail para cadastro.

Diante das informações, as entidades irão formalizar um ofício à SES solicitando resposta dos ofícios anteriores, e a liberação para os hospitais que já estão com a matriz pronta, já que a análise é individual. Segundo informações levantadas na reunião, dos 7 hospitais com pendências, 6 não são associados às entidades AHESC-FEHOSC.

As próximas reuniões serão classificadas por porte e especialidade, iniciando pelos portes 4, 5 e 6, previamente agendadas para 15/02, que irá tratar de Oncologia; 22/02 para Ortopedia e Neurocirurgia; e 25/02 para Cardiovascular, Endovascular e Neurovascular. Os portes 1, 2 e 3 terão grupos próprios, a exemplo da Comissão de Saúde Mental, que serão reunidos na sequência. A matriz será discutida com o grande grupo. A ideia é sintetizar os objetivos, oficializar e protocolar na Secretaria da Saúde.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica