Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

CMB participa do 37º Congresso Mundial de Hospitais

A 37ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, evento oficial da International Hospital Federation (IHF), será realizada em Dubai, entre os dias 08 e 10 de novembro, com o tema central “Saúde em um mundo em transformação: superando desafios”. Para o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, a participação da CMB, como representante da maior rede de hospitais brasileira, é muito importante neste evento que debaterá os efeitos da globalização em Saúde.

“O Brasil tem assumido, cada vez mais, um papel de relevância no cenário mundial e não deve ser diferente no setor da saúde. Temos o maior sistema público de saúde do mundo, considerando a população assistida e os serviços a ela oferecidos. Porém, é um sistema que ainda precisa evoluir muito e as discussões com organismos internacionais certamente devem contribuir para isso”, explicou o presidente da CMB.

A realização do evento na região do Oriente Médio traz uma grande expectativa em relação à troca de conhecimento, especialmente por ser Dubai uma das cidades que mais se destacam em pesquisa e inovações na área de Saúde. “Experiências que já foram testadas no exterior podem servir de solução para as necessidades das entidades filantrópicas nacionais e trabalhos desenvolvidos no Brasil também podem interessar aos parceiros internacionais”, acredita José Reinaldo.

O Congresso Mundial de Hospitais, da IHF, é realizado a cada dois anos. A última edição, em 2009, foi realizada pela primeira vez no Brasil, e a CMB já estava presente. De acordo com José Reinaldo, há interesse da CMB em se aproximar da International Hospital Federation, uma vez que a IHF é uma instituição muito reconhecida, que vem desenvolvendo um bom trabalho e certamente pode ser mais uma importante parceira da CMB.

O presidente da IHF, o brasileiro José Carlos de Souza Abrahão, também presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), declarou que o IHF 2011 é uma “oportunidade única para conhecer mais sobre a indústria hospitalar do Oriente Médio”. Além da oportunidade de trocar experiências e conhecimento, os participantes de todo o mundo vão compartilhar suas estratégias e esforços na aplicação das melhores práticas em Saúde.

A IHF também deve dar posse, durante o evento, ao novo presidente da instituição, que passa a ser dirigida pelo americano e presidente do Colégio Americano de Executivos em Saúde, Thomas Dolan. O Congresso Mundial de Hospitais acontece a cada dois anos, em países diferentes.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica