Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Conselho Federal de Enfermagem proíbe expor paciente nas redes sociais

O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 31, traz a Resolução nº 554, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que estabelece critérios sobre o uso e comportamento dos profissionais de enfermagem nos meios de comunicação e mídias sociais. Entre as determinações, fica vedado aos profissionais da área expor a imagem de pacientes em redes sociais como o WhatsApp. A resolução entra em vigor a partir de hoje.

A resolução do Cofen deixa claro que respeita a liberdade de expressão dos enfermeiros, mas que é necessário responsabilidade e consciência na hora de utilizar as redes sociais. O texto também ressalta que as entidades e profissionais da área têm a obrigação de proteger o paciente e sua família sem comprometer o direito à privacidade.

Além de proteger a imagem dos pacientes e evitar a autopromoção dos profissionais, as determinações também vedam aos enfermeiros oferecer consultoria a pacientes e familiares por meio de mídia social para substituir a consulta presencial, assim como realizar propaganda de método ou técnica que não tenha comprovação.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/07/conselho-federal-de-enfermagem-proibe-expor-paciente-nas-redes-sociais-9857207.html

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica