Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Entidades AHESC-FEHOSC indicam seu representante no COES em reunião com Secretário da Saúde

Secretário informa que o Centro de Operações de Emergências em Saúde passará por mudanças

Durante reunião com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, na última quarta-feira (12/05) na Alesc, as entidades AHESC-FEHOSC indicaram o seu representante no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o Sr. Hipólito do Vale Pereira Neto. Hipólito é presidente da Associação Irmão Joaquim, mantenedora do Hospital e Maternidade Dr. Carlos Corrêa e do Asilo Irmão Joaquim, em Florianópolis. 

Em resposta, o secretário informou que o Coes passará a ter uma nova estruturação nos próximos dias. Na atual versão, o Centro trabalha com três níveis de atividade: tático, estratégico e governamental, sendo que a AHESC, a FEHOSC e demais entidades hospitalares integram o grupo estratégico. Com a nova estrutura, as entidades deixarão de fazer parte do grupo estratégico e farão parte de uma Câmara Técnica, formada por todas as entidades hospitalares, que deverão reunir-se quinzenalmente para discutir e levantar as demandas do setor, para serem encaminhadas à equipe estratégica do Coes por meio de uma devolutiva.

No entanto, farão parte da equipe estratégica: o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas – DRAC e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems.  

O Coes é responsável pela coordenação das ações de resposta às emergências em saúde pública, incluindo a articulação da informação entre as três esferas de gestão do SUS: União, estados e municípios.  A nova estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão de técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica