Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Entidades AHESC-FEHOSC reúnem diretores hospitalares na capital para debater estudo sobre ajustes na Política Hospitalar

Nesta terça-feira, 20 de julho, ocorreu em Florianópolis, uma reunião da Associação dos Hospitais de Santa Catarina e da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOSC) com diretores hospitalares, para a reformulação das propostas do estudo realizado pelo Grupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense (GT-PHC). Compuseram a mesa do evento realizado no Hotel Slaviero Baía Norte, o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, a presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, o secretário da AHESC, Alciomar Marin, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde em SC, deputado José Milton Scheffer.

O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, deu abertura ao encontro agradecendo a presença dos presentes, bem como o apoio do deputado José Milton Scheffer. “Hoje, se estamos aqui reunidos para debater as propostas criadas por nós para compor a Política Hospitalar, deve-se a luta constante das entidades, hospitais e da Frente Parlamentar. Somos gratos ao deputado pelo apoio e pela mediação junto ao Governo, que vem formando um novo horizonte para a filantropia”, finaliza. 

Em sua fala, a presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do representante do legislativo. “Esse suporte fortalece a nossa luta diante de melhorias para os hospitais e, consequentemente, para o melhor atendimento da população.   A presença do parlamentar nesse encontro é mais um sinal do compromisso que tem pela nossa luta”, destaca. 

O deputado José Milton parabenizou o trabalho das entidades em conjunto com os diretores hospitalares, e reforçou a importância da filantropia para a sociedade. “Quero enfatizar a importância da filantropia que, mesmo na pandemia, não deixou de atender diante de inúmeras dificuldades de financiamento”, ressalta. O presidente da Frente Parlamentar citou que o objetivo é incluir os 34 hospitais que ficaram de fora da Política Hospitalar.

Durante a reunião, o assessor jurídico das entidades, Dr. Paulo Henrique Góes apresentou as propostas criadas pelo GT-PHC que serão apresentadas ao secretário da Saúde, André Motta, elencando os tópicos para debate dos presentes. Dentre os assuntos pautados estão: desburocratização, leitos de UTI, mutirão de cirurgias, financiamento, contratualização, taxa de ocupação, área psicossocial e obstetrícia.  

A proposta do Grupo foi aprovada de forma unânime e será apresentada amanhã, 21 de julho, para o secretário da Saúde, André Motta, durante uma reunião agendada às 10h, no mesmo local.

Ao finalizar a reunião, Altamiro Bittencourt destacou a importância desse evento inédito que reuniu representantes de hospitais de pequeno, médio e grande porte para debater a política. “Nunca aconteceu um debate tão rico na presença de representantes de unidades de diferentes portes. Estamos numa guerra e nossa luta é por direitos e nunca por privilégios. Se permanecermos unidos vamos avançar, pois não se vence uma guerra sem união”, ressalta.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica