Uma comitiva formada por representantes da Associação e Federação dos Hospitais e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de SC, esteve nesta quarta-feira, 15 de março, em contato com parlamentares em Brasília, na busca de apoio para a Medida Provisória que será encaminhada pelo Governo Federal, visando regularizar a situação dos Hospitais que tiveram o CEBAS (Certificado de Entidades Beneficentes e de Assistência Social), indeferido por falta de contratualização. O CEBAS é de fundamental importância para a sobrevivência das instituições, já que o Certificado garante a isenção da contribuição para seguridade social, além de ser necessário para o repasse de recursos públicos a título de subvenções sociais.
O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, aproveitou também o contato com os parlamentares para fazer o convite à deputados e senadores para participarem do Seminário Regional da AHESC-FEHOESC-FEHOSC, Etapa Criciúma, nos dias 27 e 28 de abril. Durante o encontro serão tratados temas de interesse do setor, com objetivo de fortalecer e unir a categoria que enfrenta uma grave crise financeira, em função da baixa remuneração dos serviços prestados pelo SUS, além dos atrasos constantes de repasse de recursos tanto de governos municipais, estaduais e federal.
Outro tema na pauta de Brasília, foi sobre as emendas impositivas, na conversa com os parlamentares encaminhamentos de como os valores serão destinados aos hospitais, no total, 190 milhões de reais previstos para este ano.
Presentes também durante as reuniões na capital federal, o diretor-executivo da AHESC-FEHOESC, Braz Vieira, Adriano Ribeiro, diretor de Planejamento da SES, Darci Ferreira da Costa Filho, da FEHOSC e Siegfried Hildebrand, 1° Vice-presidente da AHESC.