Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Entidades hospitalares AHESC-FEHOSC promovem Café com Parlamentares em Brasília

A Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), através dos Presidentes Maurício Souto-Maior e Ir. Neusa L. Luiz, respectivamente, promoveram nesta quarta-feira (09/11), o primeiro Café com Parlamentares da Bancada Catarinense na Câmara dos Deputados, em Brasília. Além dos Presidentes das entidades hospitalares, a mesa foi composta pelo apoiador do evento, o Deputado e Coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, Darci de Matos (PSD); pelo atual Senador e Governador eleito de Santa Catarina (2023-2026), Jorginho Mello; e pela Deputada e Coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Carmen Zanotto (CID). O encontro faz parte do trabalho das Diretorias para integração com os poderes públicos, começando com uma maior aproximação com o poder Legislativo.

O Café contou com a presença do Senador Esperidião Amin, da Senadora Ivete da Silveira (MDB), dos Deputados Federais, Celso Maldaner (MDB), Angela Amin (PP), Pedro Uczai (PT); e dos eleitos neste ano, Jorge Goetten (PL) e Ismael dos Santos, além de Diretores de Hospitais e Clínicas Renais associadas às entidades AHESC-FEHOSC.

Os presidentes da Associação e Federação reforçaram a importância da aproximação entre as entidades e os parlamentares para melhorar as ações em prol da Saúde e para ampliar a destinação de recursos que irão garantir a continuidade dos trabalhos de atendimento à população catarinense. Dentre os principais assuntos pautados, estiveram as dificuldades enfrentadas pelos hospitais e clínicas renais, assim como o pedido de Emendas de Custeio Individuais e de Bancada, a serem destinadas aos hospitais e clínicas renais de SC.

“Este foi o primeiro de muitos encontros que teremos com os parlamentares para estreitarmos diálogos, alinharmos pautas e interagirmos com o Legislativo. Estamos passando por um período delicado na Saúde, não somente em Santa Catarina, mas a nível de Brasil, onde necessitamos de ajuda e apoio para buscarmos soluções para problemas que impactam gravemente o setor”, ressalta Maurício Souto-Maior, Presidente da AHESC.

“É muito bom ter a presença dos parlamentares na casa. Tenho certeza que reuniremos mais parceiros e discutiremos ainda mais melhorias para a Saúde. As soluções sempre foram possíveis através de muito diálogo, e assim continuará sendo. Agora, mais do que nunca, essa ajuda mútua é urgente pela sobrevivência do setor”, enaltece Ir. Neusa L. Luiz, Presidente da FEHOSC.

Os parlamentares se mostraram comprometidos com a causa da Saúde. O Governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello, aproveitou a oportunidade para falar do seu primeiro ato de governo, que será a realização do Mutirão de Saúde para reduzir a fila de atendimentos, onde pretende contratar procedimentos junto aos hospitais filantrópicos.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica