LOGO_final

FEHOSC e AHESC no Fórum Parlamentar de Santa Catarina: Ir. Neusa Lucio Luiz defende fortalecimento dos hospitais e atenção à saúde mental.

Chapecó, 28 de junho de 2024 – A FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina) e a AHESC (Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina) marcaram presença no Fórum Parlamentar de Santa Catarina, realizado hoje em Chapecó. A Ir. Neusa Lucio Luiz, representando as entidades, destacou a importância do apoio parlamentar aos hospitais catarinenses e defendeu o fortalecimento da política de valorização hospitalar, crucial para todos os estabelecimentos, especialmente os pequenos hospitais do Oeste do estado.

Em sua fala, Ir. Neusa enfatizou o papel fundamental dos hospitais filantrópicos, responsáveis por mais de 70% dos atendimentos via SUS. A representante manifestou a preocupação das entidades com a situação dos hospitais de saúde mental, especialmente com o fechamento de hospitais de custódia. Ela ressaltou que os hospitais não possuem estrutura física nem equipe profissional para atender pacientes de alta periculosidade.

Outro ponto abordado foi a necessidade de fortalecer as altas complexidades, garantindo que as decisões sejam técnicas e não políticas. Ir. Neusa também alertou para o grande fluxo nos setores de urgência e emergência dos hospitais, principalmente de alta complexidade, o que dificulta o atendimento, uma vez que mais de 60% desses pacientes deveriam buscar uma UPA ou um pronto atendimento.

Fábio Lunkes, diretor do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê e membro da diretoria da AHESC, também participou do evento, reforçando a importância da união das entidades na busca por soluções para os desafios enfrentados pelos hospitais catarinenses.

Sobre a FEHOSC e AHESC

A FEHOSC e a AHESC são entidades representativas dos hospitais e estabelecimentos de saúde de Santa Catarina, atuando em prol do fortalecimento do setor e da qualidade dos serviços prestados à população.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica