Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Hospitais filantrópicos são responsáveis por 71% dos transplantes de órgãos no Brasil

De acordo com dados divulgados pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), em 2022, dos 6.700 transplantes de órgãos realizados no país, os hospitais filantrópicos foram responsáveis por 71% dos procedimentos.

O Estado de Santa Catarina é destaque na doação de órgãos, apresentando o melhor resultado de doadores efetivos, com 44,8 por milhão de população (pmp), indicador universalmente utilizado para avaliar e comparar resultados entre os estados. Na sequência vem Paraná (40,6 pmp), Ceará (26,7 pmp), São Paulo (20,9 pmp) e Rio de Janeiro (20,0 pmp). A taxa de doadores efetivos nacional foi de 16,5 pmp.

Na área de nefrologia, uma das mais impactadas pela necessidade de doações, ainda segundo dados da CMB, os hospitais filantrópicos são responsáveis por 43% dos procedimentos hospitalares. Ao todo, a fila de espera por um rim tem, atualmente, quase 30 mil pacientes aguardando pelo órgão.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica