Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Presidente da AHESC representa Presidente da FEHOSC em entrega de ofício ao Secretário Adjunto da Saúde sobre a falta e o sobrepreço de medicamentos

O Presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e Diretor Geral do Hospital São José de Jaraguá do Sul, Maurício Souto-Maior, recebeu a visita do Secretário Adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, no Hospital São José, nesta segunda-feira, 11 de julho. O Presidente, também representando a Presidente da Federação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas (FEHOSC), Ir. Neusa L. Luiz, aproveitou a oportunidade para realizar a entrega do Ofício das entidades AHESC-FEHOSC – nº 114/2022, solicitando apoio quanto a falta e o sobrepreço de medicamentos e insumos, que afetam Hospitais e Clínicas Renais do Estado.

No ofício entregue ao Secretário Adjunto, as entidades AHESC-FEHOSC solicitam atenção especial no que diz respeito a falta de medicamentos básicos, como soro fisiológico, contraste para exame de diagnóstico de alta complexidade, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios utilizados no âmbito hospitalar e de clínicas renais, no manejo de pacientes portadores de doenças respiratórias, outras doenças graves e nos tratamentos de hemodiálise, tendo em vista a grande alta de casos de doenças respiratórias que tem provocado a lotação de hospitais, principalmente nas UTI’s.

O documento cita sobre os relatos dos gestores de hospitais e clínicas sobre o comprometimento dos estoques desses medicamentos em função da indisponibilidade dos produtos no mercado nacional, e que a grande dificuldade na aquisição dos medicamentos e insumos se dá pela falta no mercado, e também pelos preços abusivos.

Diante do exposto, as entidades solicitam apoio da Secretaria de Estado da Saúde, quanto a viabilização de importação para o fornecimento dos medicamentos com urgência, através de empréstimo ou doação aos hospitais. Destacando que essa ação se faz necessária para prolongar o atendimento de urgência e emergência, que já se encontra em situação caótica.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica