Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Presidente da FEHOSC participa de Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília

A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), Ir. Neusa L. Luiz participou, na terça-feira,  26 de abril, da 23ª Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília, como represente das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina. O evento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores que representam o municipalismo no país, assim como também contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Na oportunidade, foram apresentadas aos prefeitos e autoridades presentes, as preocupações que afligem o setor hospitalar filantrópico do país, que além de sofrerem com o déficit da tabela de serviços prestados ao SUS, agora correm o risco de fecharem as portas, diante da possível aprovação do PL 2564/20 do Piso da Enfermagem. 

Em grupos de conversa durante o evento, a presidente da FEHOSC falou sobre a necessidade urgente de uma fonte de financiamento para o PL. “Como entidades hospitalares, não temos dúvidas de que esses profissionais merecem a valorização diante dos esforços prestados na linha de frente da Saúde. Mas, a grande preocupação é como pagar esses custos que serão impostos, já que não há previsão alguma de financiamento para cobrir essa demanda. Com esse impacto muitos hospitais não terão como sobreviver”, enfatiza.  

A luta do setor é para que seja criada pelos deputados, uma fonte permanente de recursos antes do PL ser aprovado, contemplando assim, a classe da Enfermagem e também as instituições hospitalares.

Nos discursos realizados pelas autoridades federais não houve menção à preocupação dos hospitais com relação ao financiamento do PL, mesmo havendo a apresentação da questão na abertura do evento. 

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica