Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

Santa Catarina soma 253 casos graves de gripe neste ano

Santa Catarina soma 253 casos graves de gripe neste ano. Desde o último relatório, há uma semana, foram mais 12 internações em função da doença. Desse total de casos, 213 foram causados pelo vírus influenza A H3N2; 34 pelo B; um pelo H1N1 e cinco em investigação do subtipo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira em relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC).

Dos 253 casos, 149 apresentaram algum fator de risco associado, dos quais 65,8% eram idosos, 12,8% eram obesos, 8,1% eram crianças com idade abaixo de dois anos e 10,1% eram portadores de doenças crônicas, além de cinco gestantes.

O boletim mostra ainda que o número de mortes não mudou na última semana. O Estado registrou 29 óbitos neste ano, sendo 27 por influenza A H3N2 e dois por influenza B.

De olho na prevenção

É importante lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos – como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos – limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres. Se estiver gripado, cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar ou use o antebraço. Evite sair de casa quando tiver gripado.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica