Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina

SC é o primeiro Estado a implantar a Rede de Urgência e Emergência nos Hospitais

As entidades hospitalares – AHESC, FEHOESC E FEHOSC marcaram presença na solenidade hoje pela manhã, que destinou recursos para os hospitais na ordem de 63 milhões de reais.

Ao todo 22 hospitais de 17 municípios de Santa Catarina assinaram o termo de compromisso de adesão à Rede de Urgência e Emergência que será implantada em SC. Diversas autoridades estiveram presentes entre elas o governador Raimundo Colombo e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. As entidades hospitalares foram representadas por seus presidentes: Tércio Kasten da FEHOESC, Dario Staczuk da AHESC e Hilário Dalmann da FEHOSC. Em seu discurso, o presidente da Federação dos Hospitais de SC, Tércio Kasten, destacou a importância do setor privado e filantrópico no atendimento à população. Hoje 80% dos leitos colocados à disposição do SUS são da rede privada e filantrópica, dos 743 leitos de UTI, 77% também estão no setor. Kasten disse ainda que os recursos que chegam “servirão de alento aos diretores dos hospitais que lutam todos os dias para manter as estruturas em funcionamento para atender dignamente os usuários do Sistema Único de Saúde”. O presidente da FEHOESC fez também dois pedidos ao governador: liberação de recursos do BADESC para financiamento de dívidas junto a bancos e fornecedores, que hoje ultrapassam os 200 milhões de reais, a exemplo do que já foi feito para as prefeituras a juros subsidiados ou até sem juros com a garantia de pagamento consignado através da prestação de serviços ao SUS. Solicitou também a isenção de pagamento de energia elétrica dos hospitais filantrópicos como acontece em outros estados. O governador prometeu encaminhar as demandas. Os recursos liberados são do Ministério da Saúde que deverá injetar cerca de 300 milhões de reais por ano quando a rede estiver toda implantada nas macrorregiões. A organização da Rede tem por objetivo integrar e articular no âmbito do SUS, todos os equipamentos de saúde, com objetivo de oferecer acesso humanizado e integral à população.

Torne-se um associado da FEHOSC

Você também pode ser um associado da Federação e usufruir das muitas vantagens e benefícios em assessoria e atuação técnica