As entidades hospitalares – Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), com objetivo de debater os temas de interesse do setor, além de fortalecer e unir a categoria, estão promovendo ao longo deste ano, Seminários Regionais em cidades catarinenses. A primeira etapa aconteceu no mês de abril em Criciúma, onde o destaque foi a busca por alternativas para que os hospitais atravessem a grave crise financeira, enfrentando a defasagem da Tabela do SUS, além dos atrasos constantes na falta de repasses por parte dos governos estadual e federal. Em reunião de diretorias realizada na sede das entidades nesta sexta-feira, 30 de junho em Florianópolis, ficou definida a data para realização do próximo evento, desta vez no oeste do estado em Chapecó. O Seminário Regional acontecerá de 31 de agosto à 1 de Setembro.
O foco para este Seminário será os modelos de gestão em hospitais privados, Terceirizados, Organizações Sociais e Filantrópico Universitário. O objetivo será a troca de informações entre os gestores sobre as especificidades de cada administração, com comparativos também de investimentos em cada modalidade. Serão apresentados os cases dos hospitais: São José de Jaraguá do Sul, que tem forte participação dos empresários na gestão, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, como gestão de uma Organização Social, o Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, como modelo de gestão Hospital Filantrópico Universitário e o Hospital São Paulo de Xanxerê, como modelo de gestão de Hospitais Terceirizados. A reforma trabalhista também fará parte dos debates, dentro da programação do Seminário Jurídico.
Os presidentes da FEHOESC, Tércio Kasten, da AHESC, Altamiro Bittencourt, e Édio Rosset, representando o presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, destacaram durante a reunião, a importância do evento, e fizeram uma chamada para que os gestores mobilizem um número expressivo de participantes no evento, envolvendo funciononários do setor, além de representantes da sociedade, autoridades, e parlamentares. Ao final do encontro as entidades irão lançar um documento sobre os principais pontos abordados, com as reivindicações do setor.
Em breve serão abertas as inscrições para o evento através do site: www.saudecatarinense.com.br