Cerca de 1.600 cirurgias serão realizadas no Hospital São Luiz de Campo Alegre
Teve início na segunda-feira, 5 de março, o mutirão de cirurgia de catarata no Hospital São Luiz de Campo Alegre, que beneficiará mais de 1.600 pacientes. O presidente da FEHOESC e do Instituto Santé, que administra a unidade, Tércio Kasten, e o presidente da FEHOSC e vice-presidente do Instituto, Hilário Dalmann, estiveram no local para acompanhar os encaminhamentos realizados à população. A ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de SC terá duração de dez dias, e atenderá pacientes do Planalto Norte que aguardam na fila por cirurgia, sendo 60 pacientes campo-alegrenses. Também estiveram na unidade, o prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, e a secretária municipal de Saúde, Carolina Telma.
Para Kasten, essa é mais uma importante conquista para o Hospital de Campo Alegre. “A Secretaria de Saúde do município entrou em contato com o Instituto Santé, que se credenciou imediatamente, e foi escolhido para os procedimentos. É uma grande iniciativa que irá zerar a fila de espera do município de Campo Alegre, e atender aos demais municípios”, enaltece. O hospital foi escolhido pela SES para acolher os pacientes da fila do SUS das Agências Regionais de Mafra, Joinville e Jaraguá do Sul.
Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que têm a indicação cirúrgica e constam na lista de espera de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o cidadão terá direito a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.